Qual é a melhor dieta? Dieta da proteína, Dukan, dieta da USP, ou ...

Qual é a melhor dieta? Dieta da proteína, Dukan, dieta da USP, ou ...

Quais são as melhores dietas para emagrecer? Dieta da proteína, Dukan, dieta da USP, ou ...

Dietas com restrição de alimentos

Uma das vantagens das dietas com restrição de alimentos é que restringir um alimento totalmente pode ser menos difícil do que comer um pouco dele já que podemos cair na tentação de comer mais ou até mesmo esquecer que já comemos o alimento.

Estas dietas podem ser boas para quem não quer passar fome já que normalmente possuem alimentos que podem ser comidos à vontade. Mas isso não é muito recomendável já que alguns especialistas afirmam que qualquer tipo de caloria engorda.

Outro problema deste tipo de dieta é que deixar de comer um grupo alimentar pode fazer com que faltem nutrientes, o que pode fazer a pessoa adoecer. Isso depende de pessoa para pessoa, por isso é recomendável consultar um nutricionista antes de começar uma dieta.

Dieta Dukan, dieta da proteína, dieta da USP e dieta dos 17 dias

Tanto a dieta Dukan quanto a dieta da proteína e a dieta da USP limitam o consumo de carboidratos e liberam consumo de proteína. A diferença é que a dieta Dukan estabelece alimentos mais saudáveis como carnes magras e legumes cozidos no vapor.

A dieta dos 17 dias também restringe o consumo de carboidratos e além disso, há variação dos tipos de alimentos durante a dieta o que segundo o criador da dieta, ajuda o organismo a trabalhar mais eficiente, além da presença de termogênicos que ajudam a queima calórica.

A restrição de carboidratos pode levar à perda de músculos, problemas de humor e diversas doenças. Para quem pratica atividade física, o que é bastante recomendável para emagrecer e para a saúde, essa restrição de carboidratos pode ser ainda mais prejudicial.

Para saber mais: Dieta Dukan.

Dieta de Beverly Hills

Esta dieta é bem restritiva pois nos 10 primeiros dias apenas pode comer algumas frutas ricas em vitaminas e fibras mas essa restrição pode trazer muitos problemas.

Dieta da sopa

As receitas da dieta da sopa costumam ter muitas vitaminas, minerais e fibras, o que é muito bom e pode ser bom substituir algumas refeições por estas sopas.

Mas estas sopas restringem o carboidrato, a proteína e muito as calorias que pode trazer muitos problemas se for usado em todas as refeições.

Dieta Detox

Os princípios da dieta detox é bastante nobre já que promove o consumo de frutas e legumes. O cuidado fica por conta de que a maioria dos cardápios possui poucas calorias para uma refeição saudável, além de faltar carboidratos e proteínas. Os opositores desta dieta argumentam que não há perda real de peso nesta dieta porque a perda de peso é de líquidos.

Veja mais: Um bom guia para iniciar a dieta detox e cardápio detox.

Dietas com contagem de pontos

A vantagem da destas dietas de contagem de pontos é que pode comer o que quiser mas torna mais difícil de resistir e a fazer a contagem de pontos não é nada fácil.

Além disso, é preciso balancear a alimentação ou terá muitos problemas que podem ser bem piores que a restrição de um grupo alimentar.

Para saber mais sobre: Dieta dos pontos.

Dieta volumétrica

Esta dieta propõe substituir alimentos que têm grande volume sem aumentar a quantidade de calorias, o que pode dar mais saciedade com a mesma quantidade de calorias. Este artigo dá uma boa idéia de como essa lógica pode fazer bastante diferença.

É claro que não basta ter muito volume e poucas caloricas sem ser balanceada.

Para saber mais: Entenda a dieta volumétrica e algumas opções de cardápio. E o livro "A Dieta Volumétrica: Perca Peso Comendo Mais".

Receba ebook repleto de dicas para você emagrecer e aproveitar seus exercícios

  • Esteja mais perto de uma vida mais saudável
  • Seja mais feliz com seu corpo
  • Tenha mais energia e disposição
  • Tenha mais prazer em sua prática esportiva

Conclusão

Difícil de escolher dietas para emagrecer com tantas opções mas espero que tenhamos lhe ajudado.

Lembre-se que qualquer restrição alimentar tanto em tipos de alimento quanto em quantidade de calorias podem ajudar a emagrecer e também podem contribuir para problemas de saúde, então preste atenção e seu corpo e lembre-se também que é recomendável consultar um nutricionista antes de iniciar qualquer dieta.

Você conhece nosso grupo no Facebook? Se não, clique aqui para solicitar seu acesso para receber mais informações e apoio para lhe ajudar a atingir seus objetivos

Tem alguma dúvida ou alguma prova que sugere incluir? Então, por favor, deixe suas opiniões no campo de comentários abaixo!

Se, além que querer praticar exercícios, você quer reduzir seu peso, Clique aqui e saiba mais o que você precisa fazer para reduzir seu peso.


O Autor

shigueo

Claudio Shigueo Watanabe é criador da NutryAction, formado em PNL e coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, além de ser formado em engenharia pela USP e MBA internacional pelo OneMBA.

Ele é casado, tem um filho, é maratonista e está planejando também ser um IronMan.


Comente aqui suas dúvidas e sugestões