Como escolher seu tênis para corrida e

Como escolher tênis para corrida e caminhada


Aqui você irá aprender como escolher tênis para corrida e caminhada, incluindo tipos de pisada.

1. Compre tênis com um pouco de folga

É importante usar tênis com um pouco de folga porque nossos pés incham quando fazemos exercícios físicos.

Também não use tênis com muita folga pois seus pés podem se machucar se seus pés ficarem "dançando" dentro do tênis.


2. Use tênis apropriado para seu esporte e objetivo

Pode parecer besteira mas um tênis apropriado pode fazer bastante diferença, tanto em evitar machucar o pé quanto em desempenho.

Além disso, há tênis de corrida específicos para competição que são mais leves mas em compensação podem oferecer menos proteção aos pés.

Outro tipo de tênis são os específicos para trilhas para terrenos acidentados ou enlameados.


3. Saiba seu tipo de pisada

É importante saber o tipo de pisada para evitar lesões.

Para saber o tipo de pisada, o mais recomendável é ir em locais especializados:

  • Lojas especializadas em corrida como a Fast Runner. A vantagem de fazer o teste em lojas é que você pode fazer o teste (que normalmente é gratuito) e logo depois comprar seu tênis de um especialista em tênis. Também é comum estes testes estarem disponíveis em eventos de corrida.
  • Clínicas ortopédicas que fazem "Baropodometria dinâmica". A vantagem de fazer o teste em clínicas ortopédicas é que eles podem receitar palmilhas para corrigir a pisada e outros produtos, além de informações que podem ajudar a melhorar a corrida em geral.

Outra maneira não tão recomendada de fazer o teste é pisar com um pé molhado em uma folha de papel e ver com qual das pegadas abaixo é mais parecida com a sua. Este teste não é tão recomendável pois não é garantido que o tipo de pé corresponda ao tipo de pisada mas é o que normalmente ocorre.


Pisada Neutra

Pisada Neutra é o tipo de pisada "normal", mais eficiente e com menos riscos de lesões pois esta pisada é mais balanceada.


Pisada Pronada

Pisada Pronada é o tipo de pisada em que a pessoa pisa mais na região interna do pé (a do dedão) do que a externa, o que quer dizer que há uma rotação excessiva, o que pode ocasionar diversos tipos de lesões. O objetivo do tênis de pisada pronada é evitar que estas lesões ocorram.

Este tipo de pisada normalmente é de quem têm pé chato (curvatura do pé quase inexistente), formando uma pegada parecida com a da imagem acima.


Pisada Supinada

Pisada Supinada é o tipo de pisada em que a pessoa pisa mais na região externa do pé (a do dedinho) do que a interna, o que quer dizer que há uma rotação excessiva, o que pode ocasionar diversos tipos de lesões. O objetivo do tênis de pisada supinada é evitar que estas lesões ocorram.

Este tipo de pisada normalmente é de quem têm pé cavo (curvatura do pé maior que o normal), formando uma pegada parecida com a da imagem acima.


4. Uma marca ou modelo bom para uns pode não ser bom para outros

Um tênis ser bom para você não quer dizer que vai ser bom para outros pois além de o tipo de pisada ser diferente, o formato do pé também é diferente. E a forma (mais largo na frente, na lateral, ...) e estrutura do tênis de cada marca e modelo pode ser diferente, o que significa que se um tênis ficou bom em uma pessoa, não há garantia que ficará bom em outra.

Um problema que pode ocorrer é que um tênis pode ficar apertado para você porque o seu pé é alto mas seu tênis não é alto o suficiente. Também pode acontecer de o seu pé ser muito baixo e ficar "dançando" no tênis.

Um exemplo é de uma pessoa da minha família em que o tênis sempre rasgava na região do dedinho com diversas marcas muito boas mas com algumas marcas este problema não ocorria.


5. Fique de pé quando for medir seu tênis

Fique de pé quando for medir seu tênis pois o peso de seu corpo pode fazer com que seu pé "cresça"


6. Preocupe-se também com suas meias

Meias próprias de corrida também podem ajudar a minimizar lesões. Algumas são mais macias para reduzir o atrito do pé e não reter o suor que também pode trazer problemas, principalmente em maratonas e triathlon. Algumas destas Meias de corrida também são de compressão que podem ajudar a recuperar a musculatura da perna.


7. Não é porque uma marca é famosa, quer dizer que é melhor

Como já dissemos, não existe um tênis perfeito que funcionará bem para todos, então não há jeito melhor de escolher um tênis do que experimentar vários.

Mas como isso é difícil, uma opção começar testando os tênis que os profissionais usam. E um dos jeitos de saber é consultando a lista das marcas mais populares no Ironman de Kona. Para quem não sabe, Ironman é um triathlon em que os atletas fazem 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,195 km de corrida, e o Ironman de Kona é onde apenas os mais rápidos têm o direito de participar.

Explicando melhor a lista, Asics e Saucony (os dois primeiros lugares) são duas marcas bem tradicionais no mundo da corrida.

Já a Newton e a Brooks (terceiro e quarto na lista) são dois modelos mais complicados. O Newton até onde sei, é só vendido na Track & Field e o Brooks chegou a ser vendido no Brasil mas não é mais. Ambas as marcas são fortes entre os adeptos da corrida natural onde os tênis são chamados de tênis minimalistas. Leia este artigo e veja este vídeo para entender melhor este movimento.


Dicas bônus

Veja mais algumas dicas bônus para reduzir risco de lesões:

7. Não amarre o tênis muito apertado

Amarrar o tênis muito apertado pode trazer problemas de lesão no seu pé.

8. Prova não é dia de estreiar um tênis

Pode parecer uma boa idéia correr numa prova com o tênis novo mas definitivamente não é, pelo menos se a prova for importante para você.

Se for um modelo de tênis que você nunca usou, provavelmente precisará se acostumar com o tênis e é melhor testá-lo em um treino que seja parecido com a prova para que não tenha surpresas.

E mesmo se já usou o mesmo modelo antes, é melhor amaciar e confirmar que não há problemas com o tênis.

9. Mantenha suas unhas bem aparadas

Unhas compridas podem trazer problemas para quem corre, principalmente para quem corre maratona.

10. Não basta ter um tênis e correr

Veja algumas dicas de como começar a praticar corrida que pode ajudar mesmo os mais experientes.

Você também pode participar de nosso grupo do Facebook NutryAction Esportes, para se motivar, encontrar companhias para seus exercícios, além de estar informado sobre os eventos.

Receba ebook repleto de dicas para você emagrecer e aproveitar seus exercícios

  • Esteja mais perto de uma vida mais saudável
  • Seja mais feliz com seu corpo
  • Tenha mais energia e disposição
  • Tenha mais prazer em sua prática esportiva

Conclusão

Espero que depois destas dicas você já tenha uma idéia melhor de como escolher seu tênis.

Tem mais alguma dica que ficou faltando ou tem alguma dúvida? Então, por favor, deixe suas opiniões no campo de comentários abaixo! Também queremos saber o que você achou para dar mais dicas úteis para você!

Se, além que querer praticar exercícios, você quer reduzir seu peso, Clique aqui e saiba mais o que você precisa fazer para reduzir seu peso.


O Autor

shigueo

Claudio Shigueo Watanabe é criador da NutryAction, formado em PNL e coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, além de ser formado em engenharia pela USP e MBA internacional pelo OneMBA.

Ele é casado, tem um filho, é maratonista e está planejando também ser um IronMan.


Comente aqui suas dúvidas e sugestões