Como começar a praticar corrida

Como começar a praticar corrida


Este guia é para você que está pensando em correr, quer se motivar mais a correr, quer saber como começar a praticar corrida ou quer apenas saber porque tem tanta gente começando a correr

1. Saiba porque você quer correr

Saber porque correr é importante tanto para melhorar a motivação quanto como para estabelecer seu planejamento. Veja alguns motivos do porquê correr:

  1. Fugir ou correr atrás de alguém ou algo. Nunca se sabe quando vai precisar :)
  2. Faz parte de outras atividades como triathlon (corrida, natação e ciclismo), duathlon (corrida e ciclismo), futebol, etc
  3. Pode se desafiar em correr cada vez mais rápido
  4. Pode se desafiar e correr longas distâncias como meia maratona (21,0975km), maratona (42,195 km) e distâncias ainda maiores em ultra maratonas
  5. Pode se desafiar e correr lugares difíceis como a Maratona da Muralha da China, ou em montanhas como as provas do Mountain Do e a Maratona do Everest, ou corrida vertical em que o desafio é de subir escadas correndo, ou ainda correr no frio, como a Maratona do Pólo Norte
  6. Pode também correr enquanto aproveita lindas paisagens como a Maratona dos Dois Oceanos ou a Maratona Internacional de Big Sur na Califórnia ou a Maratona da Ilha de Páscoa, Chile ou em belas cidades como a Maratona de Paris
  7. ou a Maratona de Praga
  8. Fazer triathlon de longas distâncias é provavelmente mais desafiador ainda já que no Ironman são 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,195 km de corrida, e no Ultraman são 10km de natação, 421km de ciclismo e 84,4 km de corrida
  9. Pode também participar de corridas de revezamento com seus amigos como a Maratona Pão de Açúcar de Revezamento ou a Maratona de Revezamento Bertioga - Maresias
  10. Um corpo ativo é mais resistente e saudável
  11. Liberação de endorfina, trazendo bem estar
  12. Pode ser interessante você ler nosso artigo sobre porque emagrecer

2. Veja nossas dicas

Veja nossas dicas sobre atividade física para iniciantes.

2. Escolha seu objetivo

Se você tem um desafio como fazer uma meia maratona (21,0975km), maratona (42,195 km), short triathlon (750 m de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida) ou um Ironman ou qualquer prova difícil, estabeleça seu planejamento pensando neste evento. Quanto mais difícil o desafio, mais importante é o acompanhamento de um profissional de educação física.

Mesmo se você não tiver um objetivo tão difícil é importante que tenha um objetivo como correr 10km em até 1 hora até o final do ano ou talvez correr pelo menos 10 provas de 10km no ano.

3. Inspire-se em planos de outras pessoas/profissionais

Mesmo que você tenha um profissional que faça seu plano, é interessante que você discuta o plano com ele para adaptá-lo conforme suas necessidades e dificuldades.

Aqui vou lhe passar alguns planos que achei interessantes e podem lhe ajudar:

4. Entenda as planilhas

Você deve ter percebido com as planilhas que os treinos não são apenas correr de qualquer maneira. Para melhor desempenho os treinos são feitos de variações. Este artigo pode lhe ajudar a entender melhor.

5. Escolha sua prova alvo e outras provas

Agora que você sabe qual é seu objetivo, escolha sua prova alvo. Veja calendário de provas de corrida e calendário de provas de duathlon e triathlon

Você pode fazer outras provas além da prova alvo mas considere estas provas no planejamento. Se você fizer uma prova muito próximo à prova alvo, isso pode prejudicar a prova que você tem como meta. E, mesmo que não esteja próximo, um esforço maior que o planejado pode comprometer o planejamento.

6. Fortalecimento muscular

Como dissemos em nossas dicas sobre atividade física para iniciantes, fortalecimento muscular é muito importante e também é na corrida. Segue algumas informações úteis específicos para corrida:

7. Escolha seu tênis

Para ter um melhor desempenho na corrida e reduzir as chances de contusões, é bom saber como escolher tênis para corrida e caminhada.

8. Escolha seu monitor cardíaco

Para ter um melhor desempenho na corrida e reduzir as chances de ter problemas mais graves como desmaiar, ter dores no peito, infarto e até morrer, saiba qual o melhor monitor cardiaco para você e como escolher.


Conclusão

Espero que depois destas dicas você esteja mais motivado para praticar atividade física e esteja mais preparado para ter melhores resultados e mais satisfeito com seus exercícios.

Tem mais alguma dica que ficou faltando ou alguma dúvida? Então, por favor, deixe suas opiniões no campo de comentários abaixo! Também queremos saber o que você achou para dar mais dicas úteis para você!

Se, além que querer praticar exercícios, você quer reduzir seu peso, Clique aqui e saiba mais o que você precisa fazer para reduzir seu peso.

Receba e-mails que vão lhe motivar a ter uma vida mais saudável

  • Vai te ajudar mesmo que você não tenha confiança em você
  • Mesmo que acredite que tem algum problema com seu corpo

O Autor

shigueo

Claudio Shigueo Watanabe é criador da NutryAction, formado em PNL e coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, além de ser formado em engenharia pela USP e MBA internacional pelo OneMBA.

Ele é casado, tem um filho, é maratonista e está planejando também ser um IronMan.


Comente aqui suas dúvidas e sugestões